sexta-feira, 5 de junho de 2009

Meninos e meninas - Intermezzo

Por isso tendes razão!

Vós as que defendeis que os homens são todos iguais. São-no de facto. E raros também.

São difíceis de destrinçar dos déspotas que não sabem escolher uma parceira como uma parte igual de si mesmos, mas que antes as escolhem como servas que não merecem. São difíceis de separar dos que não têm carácter e que desequilibram as lutas de direitos e deveres, utilizando calúnias e vergando a realidade à sua maneira para obter dividendos questionáveis. Os homens, por justos, lutam apenas com a verdade, equilibram as armas, oferecem o punhal que pode ser a sua derrota, abandonam a própria espada quando o adversário deixou cair a dele, para que a sua vitória seja mais grandiosa e merecida.

São provavelmente pouco abastados porque a camisa que têm no corpo não é apenas sua mas dos que integram o seu parco clã, pois que têm sempre muito poucos amigos. Também porque são incapazes de subjugar um irmão. As conquistas ser-lhes-ão, por isso, sempre difíceis e solitárias. A palavra romântico não os adjectiva, define-os.

Não são aqueles que se riem sempre que duas mulheres vão juntas aos sanitários. São os que já aprenderam que eles próprios não têm costas, como tal não precisam de quem lhes tire o autocolante ridículo que alguém lá quis colar; aprenderam que as meninas cresceram num conceito de beleza diferente, não vão juntas por qualquer fetiche desconhecido para eles - que até já os conhecem todos, vão como conselheiras mútuas.

Já os homens não têm conselheiros, podem até ter confidentes, mas nunca recuam nas suas decisões medidas, não pela razão, mas pelo gozo. Quantas vezes já sabemos que a decisão que estamos a tomar poderá ter consequências devastadoras, mas sentimos aquele frenesi que nos atrai para o abismo, incontrolável, incontornável, inebriante, e acabamos por perseguir certa ideia ou atitude apenas pelo regozijo de cumprir um desejo?

Homem é também aquele que exibe o coração à doçura do feminino. É aquele, que guardou aquela admiração por essa força da natureza esplendorosa que o atraiu desde criança, que soube resistir com tenacidade à sua própria e relativa fealdade e nunca desistiu de as amar, mesmo sabendo que nunca poderia ser uma delas. É sobretudo aquele que nunca teve a fraqueza e o pretensiosismo de imaginar que poderia um dia fazer parte desse grupo, até por isso não compreenderá aquele elemento que desistiu e que, no seu tresloucado acto de deserção, o persegue agora com intenções sempre estranhas.

É também o que aprendeu a linguagem delas, independentemente de levar o dia a olhar para o Sol, ou de picareta na mão a rachar calhaus. A palavra cortês não o limita, enforma-o. Pode até não ser culto, mas tem de ser sábio.

Por isso, minhas leitoras, se encontrarem um tratem-no com carinho. Dêem-lhe todas as mordomias. Tudo o que ele possa ter das vossas mãos é mais do que merecido. É o culminar da razão de existência de algo muito especial. Ele saberá, sem dúvida, agradecer-vos.

Àqueles meus leitores que se preparam para me mostrar o quanto estou errado, restar-me-á dizer que lhes faltarão decerto trilhos a percorrer.


© CybeRider - 2009

8 comentários:

Nirvana disse...

Li algures isto escrito por um homem: Se os homens são todos iguais, porque as mulheres escolhem tanto? Porque não são todos iguais, porque uns são mais iguais do que outros. E este teu post mostra isso mesmo.
Porque alguns homens ainda acham que as mulheres são um ser inferior; porque acham que se forem sensíveis, se abrirem o seu ser e se deixarem conhecer, com os seus receios, com as suas fraquezas, poderão ser mal vistos; porque acham que romantismo e lamechice são a mesma coisa; porque teimam em cultivar essa imagem. E porquê? Porque a sociedade, apesar de tudo, ainda é uma sociedade machista. Porque as pessoas (homens e mulheres) têm medo de ser magoados, e então fecham-se em si próprios; porque complicam o que é simples: ser pessoa, independentemente de ser homem ou mulher.

Parabéns pelo teu post. Só uma pessoa com coragem e discernimento suficiente para ver além das aparências, além do convencional, além da superfície seria capaz de o fazer.
Um abraço!

Ogre disse...

É pá lá tás tu. Tás a ver que me exaltas tanto que até me fazes dar erros ortográficos, que mariquice não leva dois ésses, embora não mude o sigificado.
E o que são estas coisas que está para aqui a dizer:
romântico? isso é coisa de Corin Tellado, bolas
exibir o coração - mas agora somos cardeologistas, é?
aprender a linguagem delas? senem elas próprias se entendem...

E agora o must ou cúmulo: essa de irem aos pares à casa de banho é que não me entra pá, desculpa lá mas isso faz muita confusão a muita gente e não digo só homens, que já tenho falado com mulheres que me dizem o mesmo; é mesmo uma esquisitice.

E meu, às mulheres não se pode mostrar muita vulnerabilidade que se não elas ficam logo todas protectoras e lá se confundem os papéis, é ao homem que cabe essa coisa da protecção, se não a gente serve para quê. Já não basta os outros territórios que elas invadiram!
Um homem tem de se dar ao respeito, vê lá se acabas com estas coisas, ponto final.

CybeRider disse...

Olá Nirvana!
É por saber que é verdade (lamentávelmente verdade) o que dizes, que estou a lembrar os valores que deveriam prevalecer dentro de cada ser que se acha "homem". Sei que acham que é de "homem" trucidar e maltratar tudo e todos, não se colocam na pele de quem magoam porque acham que é pouco "macho" ceder aos valores do bem, o "bem" verdadeiro, que deveria estar algures em nós como um instinto. Acham que é uma peninha haver multidões a passar fome e a matar-se por coisas que, para o comum daqueles que têm a sorte de saber o que é um dia sério de trabalho, são dados adquiridos. Aqueles que nada têm a ver com as desgraças do mundo, desde que possam viver uma vida de luxo e indiferença, nem que para isso se corrompam e se desvirtualizem. E espanta-me que consigam viver assim, e que consigam antever a partida deste mundo sem pesos na consciência.

Mas esses defeitos, que também vão aos poucos deixando de ser apanágio do sexo masculino, não são os únicos responsáveis por desequilíbrios. Voltando ao assunto, existe ainda o complexo daqueles que temem confrontar-se com a inteligência feminina, e como tal tentam diminuir a verdadeira essência da mulher para planos de insignificância injustos e cruéis.

Não sei, é certo, avaliar o mundo como mulher. Mas sei o prazer que me dá estar aqui a trocar estas ideias contigo, sei o prazer que me dá conversar com uma mulher inteligente e trocar ideias com alguém que por definição (e criação) terá pontos de vista que só podem enriquecer os meus. O meu texto define o que eu gostaria que o meu género fosse. Há muitos trilhos a percorrer. Também não os percorri todos, claro que não. Mas já compreendi, desde cedo, que o mundo só faz sentido num equilíbrio entre o masculino e o feminino, tudo o resto são exteriorizações de ambivalências e receios que minam a essência da humanidade.

Disse-te num comentário que não poria o assunto naquele pé... E deste-me que pensar. Esta está a ser a forma como de facto coloco este assunto. Também te disse que dava "pano para mangas", por isso não está a ser fácil, nem curto.

Agradeço as tuas palavras. Não é preciso coragem. Quando a convicção é grande não há força no mundo que nos demova. Acredito que ainda que o mundo inteiro se voltasse contra mim era preciso mais do que isso para me envergonhar das minhas convicções. Era mais fácil uma mulher inteligente demover-me do que todas as forças do Universo.


Um abraço! Bom Domingo!

CybeRider disse...

Ó Ogre, tu sabes que deixámos (nós, os homens que se debruçam...) de abraçar o racionalismo do neoclássico. Passámos a abraçar a utopia, o drama e a tragédia. Eu sou um novecentista, nos sentimentos. Este século XXI está a dar cabo de mim pelo desvanecer desses valores que dantes enaltecíamos. Eça, Garrett, Herculano, ficar-me-ão para sempre. Exactamente porque não viam o mundo sem essa admiração pelo feminino. Quando um homem perde esse respeito fundamental deixa de ser homem. Não me lixes. Eu sei que tu sabes. E sei que também sabes que eu sei que tu sabes.

Se estás aqui a pôr isso da casa de banho com um intuito que imagino, pois aqui vai:

Há lá coisa pior que ir aliviar as entranhas a um covil onde assim que se entra se nos eriçam os pelos do lombo? (agora já só no sentido figurado, porque perdemos esse reflexo cutâneo) Onde enchemos o peito e fazemos aquelas caras de "mau"... Onde só olhamos os presentes de soslaio e poucos arreganhar de dente, por não termos caninos desenvolvidos para mostar... Poucas conversas, como se qualquer palavra nos levasse por caminhos duvidosos. Esses covis onde sou obrigado a entrar para lavar as mãos, mas que evito ao máximo até quase se me rebentar a bexiga, para evitar o ambiente hostil que ali animalescamente partilhamos? Explica isto a uma mulher. Se elas lessem esta descrição da realidade, que também conheces, teriam muito mais razões para se rir de nós, do que nós temos para nos rir delas.

As mulheres que não compreendem a sua atitude não leram o meu texto. Está aí explicado. Sei que é verdade, porque é a minha verdade. Até que alguém me demova, é assim.

No resto tens razão. Ainda têm mais essa qualidade. A gente queixa-se e elas protegem-nos. Nunca me sinto tão protegido como quando estou nos braços de uma mulher. Porquê?... Sei lá! Olha, se calhar sou um protegido!

Por mim estás respeitado! E muito!

:)

Soraia Silva disse...

Eu não sou das que defende que os homens sao todos iguais, alías, o facto de caracterizar um ou outro, nao quer dizer que se tenha que atribuir a mesma definiçao a todos os outros...

Sou da opiniao sim, que sao mais complicados que nós...
Muitos gostam de usar uma "mascara", talvez para se sentirem protegidos.
E quando digo mascara, refiro-me a tornarem-se muitas vezes naquilo que realmente nao sao, nem sentem, mas, como a imagem é que conta, a definiçao para o homem, ou as suas caracteristicas têm (quase) obrigatoriamente que ser:
- Nao devem voltar com a sua palavra a tras
- mostrar que podem ser uma segurança para ELAS (nós), porque a imagem tem que impor respeito,
- nao podem nem devem mostrar o seu lado mais sensivel (talvez o amoroso) porque é um motivo para os deitarem a baixo, e nao se pode sequer deixar tocar nesse ponto (mais) fraco
- eles sabem mais do que as mulheres, logo desenrascam-se mais, oferecem-se para ajudar, sem que tenham ajuda (eles sozinhos conseguem fazer "tudo")...

e muito mais, isto é apenas o essencial...

sem esquecer de um pormenor...
os homens gostam de mostrar que têm uma imagem, que (como se costuma dizer) as mulheres cairao ao pes deles, sem precisarem (muitas vezes) de fazerem nada, mas...
na verdade, quase mais de metade da percentagem, é o homem que nao consegue manter esperar pela "tal oportunidade", e dá logo asas à imaginaçao, começando logo com piropos...
Ora bem, isso dá-lhes logo um ponto negativo...
porque qualquer pessoa sabe, que os homens apesar de TENTAREM manter a sua posiçao, um dia escorregam, nem que seja uma escorragadela pequena, mas escorregam, e assim quebram ja a sua posiçao...

nós apesar de sermos completamente diferentes (tirando aquelas que se comportam como homens), principalmente no que diz respeito à afectividade, gostamos de sentir que tambem podemos ser protectoras, que sabemos fazer melhor que muitos dos homens e acima de tudo que somos bem mais inteligentes que muitos que andam por aí...

e mais, a minha ideia é que (a nossa geraçao) so gosta mesmo de manter aparato, mas, metade deles, desfruta (se é que posso dizer assim) da vida, fumando um cigarro, uma ganza, umas roupas bonitas, aqueles cabelos às falhas ou entao a mais, (etc) e no final a unica coisa é mesmo mostrar importancia e arrogancia, pensando assim que impoem respeito...

ora bem, quem é a mulher que ve um homem/rapaz nesse estado e caracteriza-o como alquem de respeito???

enfim...

mas sem nunca deixar de sublinhar, que nem todos os homens sao iguais, apenas têm mais dificuldade em exprimir aquilo que nós facilmente exprimimos, talvez para nos nos parecerem fracos...


acabo por dizer que talvez a mulher tenha uma determinada culpa em relaçao a essa posiçao do homem...
porque se há muitos anos atras, mostrassemos a igualdade e que ninguem é superior a ninguem, porque somos todos feitos de carne e osso (va, e tirando muitos outros orgaos :P), nao haveria talvez este preconceito!!!


beijinho :)

CybeRider disse...

Olá Soraia!
Acho que há conceitos fundamentais que definem homens e mulheres como seres inteligentes e responsáveis, muitos (senão todos) são comuns. Esses fundamentos deveriam ser pontes de concórdia e não motivos de quezílias e piadas de mau gosto. Não sei se concordo contigo sobre essa teoria de sermos mais complicados. Acho de facto que os humanos em geral são complicados, construímos uma vida complicada, cheia de valores discutíveis, bens materiais que nos são mais importantes que os essenciais. Temos principalmente uma vida social que se vem complicando há milénios.

As máscaras não são exclusivas de homens ou de mulheres. Aproveito aliás para elogiar a forma aberta e honesta com que tens vindo a mostrar-nos a tua opinião nas coisas sentidas e sinceras que tens deixado lá no "Um dia de cada vez" e nos comentários que te agradeço. Tem sido uma boa surpresa poder concluir, com a tua ajuda, que aqui se usam poucas máscaras.

Concordo que aparentemente os homens têm uma tendência natural para se limitarem com regras utópicas. E as questões humanas estão depois aí, na vida real, para nos mostrar como é fácil quebrar esses dogmas sem sentido. Isso faz com que os homens tenham sido classificados pelas mulheres ao longo do tempo, como mais volúveis. No meu texto que comentas, tive a pretensão de separar essas fraquezas de alguns daquilo que considero serem pontos mais importantes e fundamentais. Daí ter classificado os homens como raros. Sobretudo aqueles que as mulheres procuram para proteger e para receber protecção (acredito que a protecção é mútua, de facto não me refiro a escudos de força física, mas ao apoio simultâneo que tem que existir numa convivência - maior, ou menor - a dois. A força física foi o argumento que sempre serviu, e serve ainda - não o esqueçamos - para justificar supremacias absolutamente ridículas).

Pois, em relação aos piropos também estamos de acordo, absolutamente. Digo no meu texto que ser cortês é importante. O piropo fácil, não tendo que ser grosseiro, raramente é sinónimo de cortesia... Mas lá voltamos à questão da forma complicada como a sociedade nos limita. Aliás hoje em dia algumas mulheres também nos lançam piropos, sobretudo se estão em grupo, como os homens (essas, que consideras que se comportam como homens, talvez) e isso não deixa de ter piada, nalguns casos...

São justamente os valores que temos que encontrar dentro de nós que servem para nos respeitarmos e consequentemente sermos respeitados. Compreendo que alguma (tenho essa consciência, são alguns) juventude não teve modelos nem referências em que pudessem basear-se para apreender esses valores. Esses terão um caminho mais longo a fazer (muitos nem chegarão lá). Outros aprenderão à custa de muitas rejeições, outros terão a sorte de ser aceites como são - que é sempre a melhor forma, alguns destes virão a sofrer sempre pelo desajustamento dos seus defeitos.

Essa noção do homem invulnerável, já não passa com facilidade. A forma como o referiste revela que também o sabes.

Hoje em dia há uma aproximação à forma de vestir e de estar, por parte dos homens, que os leva a adoptar aparências e detalhes que pertenciam exclusivamente às mulheres, e na minha opinião são estes que muitas vezes conseguem a sedução imediata. Exactamente porque as mulheres procuram na maioria das vezes aqueles que se distanciam desses cânones que foram sendo interiorizados em décadas. Hoje ser diferente no aspecto revela - à primeira vista- personalidade. Eu disse revela, mas isso é o tal aparato que repudias no teu comentário, e tens razão, mas que continua a contar numa primeira aproximação. No segundo momento, muitas das vezes, vem a tal decepção...

Há muitos anos atrás a mulher não tinha igualdade para mostar, daí que não lhe encontre essa culpa que referes.

Esses outros orgãos :P se calhar não justificam tanta diferença, esta vem de dentro das nossas cabeças.


Beijinho :)

shark disse...

Detesto homens.

CybeRider disse...

Isso é que é poder de síntese!

:)