sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

A relatividade do absoluto

Não suporto que me digam: "Tenho a certeza absoluta!"

Essa panaceia de ansiedades é para mim uma tormenta de aflição.

Olho para o meu saco de certezas e só encontro relativas.

Uma certeza absoluta está para as minhas convicções como o euromilhões para a minha carteira, e acho também que as hipóteses de algum dia vir a ter uma ou outro são as mesmas.

Para mim chega-me ter certezas; estou sempre disposto a avaliar a sua precisão e faço-o com frequência. As absolutas é que são uma chatice; com este epíteto deixam de ser passíveis de verificação, de pertencer ao reino do questionável, para se tornarem em dogmas que nos subjugam.

"-Ah! Mas as relativas não são certezas" dirão os puristas.

Pois as minhas são!

E justifico-as das dúvidas razoáveis com o seguinte argumento:

Uma dúvida razoável é algo efectivamente parecido com uma certeza relativa, enquanto aquela porém padece de um menor grau de verificabilidade e elementos de prova, esta é facilmente comprovável; embora na maioria das vezes nem precise de o ser pela sua evidência.

Assim, tenho a certeza relativa de que a minha morte é certa. Mas tenho a dúvida razoável de que tal venha a acontecer. Se por um lado é fácil de provar que a minha morte é certa, bastando para isso pôr um baraço ao pescoço e demonstrá-lo, por outro gostaria que alguém me apresentasse provas concretas de que cá ficarei para sempre.

Assim são as minhas certezas. E nesta medida, sempre que ouço alguém afirmar que tem a certeza absoluta de alguma coisa sinto que há coisas na vida que estão destinadas a bafejar alguns mas às quais o acesso me está incondicionalmente vedado.

Sinto-me vilipendiado nos meus direitos. Atingido na minha sanidade mental.

Por isso persigo, por vezes com bastante determinação, algumas certezas absolutas chegando nalgumas dessas aventuras a sucessos incontestáveis.


Tenho a certeza que hoje me chamo António, até que ponto com os acordos ortográficos não me chamarei, afinal de contas, João?


© CybeRider - 2009

Sem comentários: