segunda-feira, 16 de março de 2009

Direitos de autor

Cheguei atrasado. Estava tudo feito.


Se tenho uma boa ideia já nem me enalteço a julgar que é minha. Puxo pela memória, para descobrir onde a fui buscar. Puxo, puxo...


O pior é que a memória é fraca.


Passam dias, semanas... Se não encontro o autor da minha boa ideia, acabo provavelmente por me esquecer do que idealizei, porque não pus em prática. Mas casos há em que encontro aquela ideia excelente descrita por outras palavras num panfleto qualquer. Aí regozijo-me do bom ser humano que sou: "Vês?... Ainda bem que..."


Depois, a blogosfera não ajuda.


Basta ler na diagonal meia dúzia de páginas para descobrir que houve tantos prémios Nobel mal atribuídos. Quantas vezes não encontro por aqui palavras que me elevam muito mais que as do Saramago?


Foi a sociedade que nos habituou mal. As matérias-primas não pagam direitos: o abecedário, as notas de música... Faz-se uma pequena transformação e zás! "Isto é meu!". Então e MEU? Não há nada?


Devia ter nascido há 500 anos. Nessa altura não havia direitos de autor. Uns andavam a descobrir, outros procuravam sobreviver. Tem de ter sido o paraíso dos idealistas!

Havia até uma coisa fantástica! Que era a possibilidade de melhorar a invenção de alguém. E podia-se melhorar quantas vezes quantos os inventores... As possibilidades eram deveras ilimitadas.

Hoje não! Quem se atreve a tocar numa invenção doutrem e a dar-lhe outro sentido? Em proveito próprio? Nem pensar nisso! Próprio?... E se for colectivo? Vou preso!

Depois vêm falar-me de empreendedorismo. Que palavrão!... Asneira! Pensarão alguns. Mas a ideia também não é deles, é outro "empréstimo".


Por isso até me lembrar de coisa tão disparatada como colocar não sei quantos biliões de transístores a funcionar numa folha de papel, vou ficar sossegadinho.

Olha!... Aí está!... E esta? Duvido que alguém alguma vez se possa ter lembrado disto... Pelo sim pelo não... Espero até amanhã... Só um dia... Também, um disparate destes... Quem é que se lembrava agora de semelhante coisa.

Além do mais...

A mesa está posta, a cama está feita...

Vou ficar a aguardar que me apareçam a pedir direitos de autor por comer de faca e garfo.



© CybeRider - 2009

2 comentários:

Ogre disse...

Por falar em prémio Nobél, sabias que o sarkozy foi proposto para o Nóbel da paz?
Não sei se deva rir se fugir...
Abraço.

CybeRider disse...

Isto está entregue aos caciques. Estamos lixados! E o papa que agora quer começar a pregar a Sida... Ai, ai...